style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Uma nova pausa sobre o tema economia da nossa querida Santa Maria para falar, versar, comentar daquilo que é mais falado hoje, a Guerra Ucrânia versus Rússia. Já, não basta tudo o que passamos na pandemia, agora mais um evento em escala global. Mas, pensando bem será que este evento pode causar impactos aqui entre nós? Sim, com toda a certeza.
Sobre o ponto de vista econômico seria o impacto na agricultura, tanto na dimensão daquilo que dependemos de produtos russos, no caso os fertilizantes, tanto na dimensão exportadora, no caso os produtos que podemos exportar para lá. Sobre esse último item, Santa Maria exporta pouco a Rússia. No entanto, sempre existe um impacto nesta história toda.
Mas veja bem, na última semana observando os indicadores de bolsa e monetários, o movimento foi inverso ao impacto negativo, ou seja, as variações de nossas principais commodities, leia- se aqui (minérios principalmente) que exportamos se valorizou, bem como a nossa moeda interna. Vejam que coisa surreal, hein... mas ocorreu isso. E mais, os capitais - investimentos - saíram da Rússia, pelo alto risco de perda e migraram para outras economias emergentes como a nossa. Neste caso, um impacto positivo para nós. E, ainda, as ações da Meta, controladora do Face e Insta, caíram. Dá para acreditar! E o barril do petróleo na última semana também caiu devido à alta de oferta feita pelo Iraque e Irã. Eita mundo complexo!
É claro que essa guerra é um fenômeno fora da curva. Uma barbárie! É uma crise da humanidade. É a completa falta de liderança e de uma mediação politica e geoeconômica por parte de todos os envolvidos, principalmente dos grandes lideres mundiais e das instituições supranacionais. Eu diria que não tem "mocinho" nesta guerra. Todos são "vilões". Ressalva para as pessoas comuns que vivem ao redor desta catástrofe, essas são todas vitimas.
Contudo, o ano se inicia, porque já passou o Carnaval, que nem aconteceu direito, e por aqui, em nosso pago as coisas estão voltando ao trilho. Já se observa uma boa movimentação de mais pessoas por aqui, o que faz movimentar a nossa cidade. Percebo uma tendência, mesmo que diferente de antes e ainda moderada, mas de uma boa movimentação em nosso fluxo circular de riqueza. Sejamos otimistas e acreditamos que a retomada seja positiva.
Apesar do caos da guerra não esmorecer e dar a volta positivamente é a solução. Que todos estes problemas em nosso meio possam servir de aprimoramentos e de mudanças entre nós, sempre positivas, é claro. Para finalizar sobre um último impacto que poderá nós acarretar por nossas bandas daqui, o caso dos fertilizantes e insumos agrícolas, que desenvolvemos tecnologia para ser produzido por aqui este produto. Seria uma bela solução.
Vamos acreditar porque a vida é muito maior!